terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uros de Totora

Hoje (18/01/2009) em Puno(PERU) fomos para a ilha de UROS no Lago Titicaca para conhecer as ilhas flutuantes e saber um pouco mais deste povo pré-inca que tenta (agora de forma mais industrializada) manter um pouco de sua cultura única.

Saímos do porto de Puno e em 25 min estávamos em uma das ilhas de Uros, conosco foram no barco 3 Italianos, 3 Colombianos e nós 4 Brasileiros.

A ilha flutuante é toda construída com raízes de totora(um tipo de junco que cresce por aqui e que serve para tudo, incluindo comer!) por baixo, com camadas da mesma totora para fazer o solo seco (que não é tão seco assim) e então os blocos são fixados com ancoras para não se moverem. O ambiente muitas vezes parece um teatrinho montado para turistas, mas já era de se esperar que hoje eles não continuassem vivendo como no tempo em que tiveram que fugir para dentro do lago fugidos do domínio dos Incas.

Depois de muitas fotos em um tempo chuvoso entramos no barco para voltar para Puno. Dentro do barco conversando com o Guia e com alguns turistas Colombianos, fomos informados que dia 19/01 é o dia nacional de protesto contra os valores de derivados de petróleo, as estradas são fechadas com ônibus e parece que existe a possibilidade de os carros serem apedrejados se tentarmos passar pela estrada. Sendo assim, ficaremos mais um dia em Puno para poder viajar tranquilo para Cuzco.

6 comentários:

  1. Ah vcs conheceram as ilhas flutuantes! Fiquei encantada com esse passeio. Andaram no barco de totora? Quando andei, quem "pilotou" foi um pequeno remador de 5 aninhos chamado Romário (em homenagem ao nosso). Espero que tenham comprado muitos artesanatos deles, são lindos!

    Beijos da prima,
    Ana Paula Brandão

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Meu pai e a Nizete fizeram o passeio no barco de Totora mas que levou foi o Presidente da Ilha, eu não fui pq estava muito frio e a Renata está resfriada, assim ficamos no barco fechado.
    Compramos muitos artezanatos deles, tem uns muito bonitinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raphinha,
    Agora tudo bem, né? Este lado do Titicaca nós não fomos, mas deve ser bem legal.
    Mandei um e-mail para vc no yahoo. Por favor dê uma olhada e me responda.
    Um beijão para vc, Re, Ni e Betinho
    Tia Angela

    ResponderExcluir
  4. Fala Famillia !!!
    Muito Legal !!! Em Desaguadeiro que eu passei aquele perrengue de pegar um caminhão meia noite para Lapaz na caçamba com um monte de bolivianos quase Refugiado !!! rsss Beijos A todos !!
    Felipe

    ResponderExcluir
  5. 1berto

    O conforto da viagem é o colo da Nizete. E, lembre-se, a viagem do outro Brandãozinho teve muito mais perrengue.

    beijo para a Nizete e abraços para os demais Brandões.

    Eriksom

    ResponderExcluir
  6. Um comentário adicional e uma pergunta ao Felipe

    Totora foi usada para fazer o barco do Thor, o Kon Tiki, primeira embarcação a cruzar o Pacífico em tempos modernos à moda antiga (foi em 1947), o que provou que houve migração das Américas para a Polinésia. O povo: bem, deve ser o mesmo da serra da Capivara no Brasil.

    pergunta: aquela fita que fecha a porta traseira é para tapar a poeira?

    Eriksom

    ResponderExcluir