sábado, 16 de janeiro de 2010

SALAR DE UYUNI


Saímos as 10:00h de hoje(15/01/2009) do hotel, depois de um bom café da manhã, para fazer o passeio de um dia para o Salar de Uyuni(BOL) com um carro bem novo (não é sempre que se vê isso por aqui) só para o nosso grupo.

Primeiro o motorista nos levou para ver o “Cemitério de Trens”, um ferro velho de locomotivas e alguns vagões de carga que foram desativados e esquecidos aqui. Uma parada de 15min para algumas fotos e partimos para a atração principal do dia.


Pegamos uma estradinha de terra(que pra variar tinha bastante costeleta) que dá acesso ao Salar, mas antes de entrarmos fizemos uma parada de 15min em uma feira de artigos feitos de sal e outras coisas da cultura Boliviana Andina.


Em poucos minutos já estávamos dentro do do deserto de sal com um visual inesquecível. Tudo branco até aonde de consegue enxergar, mas não é pra menos, o nosso guia informou

que o Salar tem aproximadamente 240Km².

Uma coisa me surpreendeu, antes de vir eu fiquei sabendo que foi descoberto a maior reserva mundial de Lithium (base para nossas baterias modernas) aqui dentro do Salar mas eu não vi nenhuma movimentação e então decidi perguntar para o motorista que informou que as reservas de Lithium estão sendo exploradas do outro lado do Salar e não do lado de Uyuni.

Após andar uns 30min a 90Km/h em um deserto aonde não tem estrada nenhuma fizemos uma parada em um local bem lizinho para podermos tirar umas fotos e apreciar a paisagem, 15 min depois já estávamos a caminho de um dos hotéis de Sal (são hotéis construídos unicamente de sal solidificado, das paredes aos móveis. tudo de sal), fizemos algumas fotos e conhecemos a estrutura do hotel e pé na estrada para a Ilha de Pescado, uma ilha localizada no meio do deserto que abriga muitos cactos enormes e formações rochosas cobertas de coral seco, herança dos tempos em que ainda havia mar por aqui. Fizemos um almoço (incluído no passeio) com frango e Knua(tipo de arroz mais nutritivo), fizemos um passeios dificultado pela altitude e fomos embora.

No caminho de volta cruzamos com um ônibus quebrado que estava com umas 30 pessoas dentro, demos carona para 3. Mas antes de chegar de volta em Uyuni paramos para ver os “Olhos do Salar” aberturas de água no meio de todo aquele sal aonde ficam saindo borbulhas geladas de um gás que o guia não soube explicar.

Voltamos para o hotel e já nos preparamos para jantar e dormir para partir amanhã em direção a Oruro (mais 195Km de estrada de Terra até Potosi).

Dados do dia:
Distancia: 176Km
Tempo: 8 horas
Origem: Uyuni (BOL)
Destino: Salar de Uyuni(BOL)
Altitude: 3.850m

Um comentário:

  1. Meninos eu tinha 17 anos quando conheci o salar e até agora é um dos visuais mais lindos que já vi na vida.
    :)

    ResponderExcluir