segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Dia Agitado !

PessoALL, Hoje(17/01) foi um dia realmente agitado. Na verdade foi um dia inesquecível!


Acordamos no hotel horrível que ficamos em Oruro(BOL), que de tão ruim não tivemos nem a coragem de ir ver o café da manhã, aproveitando para adiantar as coisas com nossos carros que estavam em um estacionamento ao lado do hotel. Chegando ao estacionamento notamos que o guardador esqueceu-se de comentar que apesar de falar que nossa saída as 8:00h estava garantida, nós teríamos que esperar ele retirar uns 15 carros antes de conseguir liberar os nosso, 8:00h mais 35min nós saímos de da cidade em direção a Puno(peru) passando por La Paz(Bol) e atravessando a fronteira em Desaguadero(BOL/PERU).


Chegando na periferia de La Paz(BOL), um lugar chamado El Alto(mas que poderia se chamar El Inferno) que meu Tio Cesar já havia falado evitar mas que não foi possível pelo nosso programa. Tivemos que entrar em uma ruazinha para ir ao CHACALTAYA (pico que a muito tempo era nevado e hoje só tem uns gelinhos) que estava apinhada de vans como se fosse a Central do Brasil em horário de rush só que sem uma rua para elas saírem, uma coisa realmente de louco, e tudo isso misturado com uma feira ao ar livre que mais parecia um shopping de tão grande, e nós passando no meio da multidão.


Uma hora depois conseguimos sair da bagunça começamos a subir em direção ao pico( que fica de frente para outro pico nevado chamado Wyana Potosi), na subida fomos passando por lugares lindos com lagos e montanhas se fundindo em uma estradinha que não fica muito atrás da estrada de Coroico(Bol) (conhecida como a estrada mais perigosa do mundo). Depois de subirmos de 4.000m para 5.300m de altitude chegamos ao cume da montanha, logo pudemos sentir os efeitos mais fortes da altitude, alguma dificuldade de respirar por menor que fosse o exercício (como levantar uma coisa um pouco mais pesada) já era o bastante para uma tonturinha. Tiramos umas fotos, sentimos um baita frio e descemos. A curiosidade desse passeio foi um cara, uma figurinha, que assim que chegamos lá em cima nos perguntou: Tem gasolina para vender? pois subi aqui e fiquei sem gasolina para voltar...

Que p. é essa, o cara tá indo pro meio do nada e nem olha se tem combustível para voltar ? Em fim, nosso carro é diesel e não pudemos ajudar.


De volta a estrada em direção a Puno(PERU) e morrendo de fome, passamos(ainda na periferia de La Paz) por um pé sujo que estava vendendo frango assado (como esses nossos de padaria). Não tivemos duvida, paramos por lá pedimos um frango com arroz e mandamos ver. Mas quando eu digo que era pé sujo é pq é pé sujo mesmo !


Saímos de barriga cheia e partimos para a Desaguadero (fronteira com o Peru) aonde tivemos que fazer o processo alfandegário que deve ser demorado umas 2 horas, isso pq estávamos sendo assessorados por um motorista de bicicleta daquelas de carregar turistas que ganha um troco fazendo desembaraço aduaneiro. O mais engraçado é que ainda na Bolívia tínhamos que tirar uma xerox para a aduana aí o ciclista nos colocou sentados na cadeirinha, nos levou para o Peru (isso mesmo, antes da nossa passagem ser aprovada pela aduana o carinha atravessou para o Peru e voltou conosco e com a cópia para a Bolívia (surreal !!)

Quando saímos de Desaguadero(PERU) para Puno(PERU) ainda pensamos em ficar para não viajar a noite, mas não fizemos isso e enfrentamos 150Km no escuro. Nos primeiros 100Km tudo bem mas depois a estrada piorou MUITO e ainda pegamos uma baita chuva com a estrada sem sinalização, com os peruanos com uma mania estranha de usar farol alto o tempo todo e a estrada não tinha acostamento, só um buraco de uns 2 ou 3 metros, resultado STRESS total.

Por fim chegamos a Puno(PERU) e nos hospedamos em um hotel ótimo mas que a garagem fica a 3 quadras(porcaria). Amanhã deveremos fazer um passeio para conhecer o lago Titicaca.

Abçs. !

5 comentários:

  1. Amigos,viajar com voçês é uma MARAVILHA! Não pegamos estrada com costela,muito menos poeira e chuvas e ainda por cima comemos e dormimos bem!Vão em frente que nós vamos seguindo!
    Estamos adorando...muito legal!
    Grande abraço aos AVENTUREIROS!
    SuAry ( Amigos do Rio)

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos, nossas possibilidades de uso da Internet sao poucas. Estamos com muitas saudades de todos. Estamos quase em nosso destino, deveríamos ter seguido hoje mas um movimento nacional contra a elevacao dos derivados de Petroleo durante todo o dia de hoje, nos aconselharam nao pegar as estradas. A policia de frenteira já nos havia alertado quanto ao prerigo pois segundo eles fazem barricadas e atiram pedras nos que passam. Fomos alertados tambem por guias turisticos e outros turistas que encontramos em passeios por aqui.
    A viagem está maravilhosa, tudo fica maia facil resolver em familia. Estamos adorando viajar com meus Filhos Raphael(legitimo) e Renata(adotada, esposa do Raphael).

    Grande abraco a todos.

    Humberto Brandao e Nizete Brandao

    ResponderExcluir
  3. Betinho e Rapha,

    Eu fiz um passeio de bicicleta partindo de uma localidade próxima à La Paz, a 4.300m, até Coroico (1.100m) passando pela famosa estrada da morte. Muito legal, vc começa no maior frio e 4 horas depois, chega com sol de rachar.

    Imagino que se estão em Puno, vão conhecer as Islas Flotantes. Foi uma das coisas mais legais que vi na minha viagem Bolívia-Peru.

    Continuo acompanhando. Aproveitem bastante!

    Bjs da prima,
    Ana Paula Brandão

    ResponderExcluir
  4. Ana, nós estavamos tentando arrumar um motivo para ir Coroico, mas acontece que Cidade grande não é o forte da viagem e La Paz é insuportavel com todo aquele transito, assim, acabamos não indo fazer o passeio pela estrada de coroico, mas o passeio ao Chacaltaya foi muito bom !

    ResponderExcluir
  5. APROVEITE MESMO PRIMA,VIAJAR E MUITO BOM,HOJE AQUI FERIADO DE SÃO SEBASTIÃO ESTA CALOR DEMAIS,ESTOU COM SAUDADES TB,BJS.

    ResponderExcluir