domingo, 31 de janeiro de 2010

Retornando para Argentina

Hoje (31/01) saímos de S. Pedro de Atacama(CHL) em direção à San Salvador de Jujuy (ARG) saindo pelo Paso de Jama, mudando a programação inicial que determinava que sairíamos pelo Paso de Sico em direção a Santo Antonio de Los Cobres(ARG) o que nos daria mais 250Km de estrada de terra. Fator determinante para a nossa escolha pois meu carro ainda não está 100% em relação aos "shime".


Para quem está pensando em fazer uma viagem passando por parte do trajeto que nós fizemos fica aqui a minha opinião (de quem não veio para ajudar mas para complicar).
Saindo de San Pedro de Atacama pelo Paço Sico aproveitará as belezas de vários pontos turísticos de S.P de Atacama como a Laguna Miscante, Laguna Seja e as atrações de Santo Antonio de Los Cobres.
Quem sair pelo Paso de Jama curtirá o lindo visual da descida da cordilheira da Quebrada de HumaHuaca e se quiser tb pode ver as rochas coloridas de Purmamarca.

Para variar acordamos cedo, e antes do café fomos fazer a aduana de saída do Chile, que fica em S.P. de Atacama mesmo (a aduana da Argentina fica a 160Km de lá), depois de 1 hora fomos tomar café da manhã e partimos para o Paso de Jama(Arg). Saímos de 2500m de altitude para 4.600m depois de muitos Km de subida constante. Quando estavamos começando a descer passamos por um carro parado e o meu pai falou pelo rádio que achava que tinham pedido ajuda, falei que eu ficaria aonde estava para fazer umas fotos e ele poderia voltar, caso eu pudesse ajudar era só me chamar pelo rádio. Passado um tempo, acabei de tirar minhas fotos fui encontrar com eles para ver oq havia. Chegando ao local vi que o carro que pedira ajuda era uma Discovery 97 Gasolina (V8). O dono (chileno) falou que chegou com o carro no local, parou para descansar e quando foi dar a partida o carro não pegava mais. Tentamos um monte de coisas para fazer o carro pegar mas não deu resultado. Pegamos o cambão e meu pai foi rebocando ele até a fronteira da Argentina (60km aprox.). Quando estávamos desconectando tudo o dono foi tentar dar a partida e... Pegou! No estalo. Nós achamos que o motivo da parada tenha sido a altitude pois na segunda tentativa o carro estava a 3.800m. Ou então o cara estava querendo economizar gasolina.

Entramos na fila da Aduana Argentina (a mais lenta até agora) e depois de 2 ou 3 horas conversando com um Mexicano muito simpático que está fazendo uma viagem entre Atacama e Alasca (e que adora o Brasil e a Seleção Brasileira), conseguimos seguir viagem (ainda faltavam 300Km dos 460km de S.P Atacama até Jujuy).

Depois de muito rodar chegamos na descida da serra.
É uma paisagem linda !
As formações rochosas são muito diferentes e a coloração das montanhas é outro espetáculo (variam de Vermelho até verde).
Chegamos em Jujuy ainda de dia, nos instalamos em um hotel que não é grandes coisas mas é justo e tem garagem por R$ 80,00 o casal.

Agora nos preparamos para a viagem de amanhã que será até San Miguel de Tucuman.(337Km)

Nenhum comentário:

Postar um comentário