sábado, 16 de janeiro de 2010

A outra Argentina


Hoje(13/01/10) saímos de Salta(ARG) para percorrer 401Km subindo a serra em direção a La Quiaca(ARG). Depois do trecho de 830Km de ontem qualquer coisa viagem fica parecendo muito mais fácil!
Após andar 1.150Km dentro da Argentina praticamente com o mesmo “plano de fundo”, o mesmo tipo de vegetação, mesmas retas enormes. Hoje tive uma agradabilíssima surpresa, após alguns Km subindo em direção a La Quiaca o cenário mudou completamente! As longas retas viraram estradas sinuosas, a vegetação rasteira foi se transformando em arvores, as infinitas planícies se transformaram em montanhas com leitos de rio quase secos.

Quando eu achei que o visual ficaria por aí ele começou a mudar novamente, principalmente quando chegamos a 3.000m de altitude quando a vegetação desaparece completamente, o clima passa de úmido para seco, as montanhas verdes agora são cor de barro e areia com formações rochosas pontiagudas... Um visual “lindo de mais”.


Durante o percurso tivemos muita dificuldade de conseguir um posto de combustível que aceitasse cartão de credito(Fica registrado que é realmente interessante levar dinheiro vivo ou galões de combustível reserva para poder guardar o combustível comprado no cartão).

Um pouco mais pra frente chegamos a La Quiaca (3.500m de Altitude) com um cenário que em nada lembra a Argentina que eu tinha em mente. Na verdade parece que a Argentina importou um pedaço da Bolívia. Argentinos com os traços dos povos Andinos, criando Lhamas e Alpacas e usando trajes típicos.
Assim que chegamos a La Quiaca(ARG) fomos a um posto que não tinha combustível nenhum e então fomos ao outro posto da cidade que não tinha diesel, mas o frentista falou que estava pra chegar em 2 ou 3 horas, só esperar um pouquinho... hehehehe.

Partimos direto para a fronteira entre Argentina e Bolívia passando da cidade de La Quiaca(ARG) para Villazon(BOL).

Todo o processo de saída da Argentina e Entrada na Bolívia demorou umas 2 ou 3 horas... “O Senhor tem que ir para o quarto guichê...”, “Isso não é aqui, vá para o segundo guichê...”, “OK, Passaporte e documento do carro. Pegue este papel e vá ao 3 guichê”, “Sim. Passaporte, documento do carro, carta verde, aonde está o veículo?” em fim... não vou colocar todo o processo pq ficaria muito chato, mas só para imaginar aonde eu coloquei uma virgula entendam “FILA”.

Entramos em Villazon!, Uhu !!!.... Mas quando vamos embora daqui mesmo?
A cidade é realmente feia. Nós que somos do RJ costumamos dizer que SP é uma cidade feia pq é meio cinza, tem muito concreto... Mas a verdade é que isso aqui prova que SP é linda d+! Uma cidade que parece ter sido esquecida. Um cenário com tons que variam entre barro e areia.
Se SP é cinza, Villazon é Marrom !

O Povo é muito simpático e comunicativo, só que os Hotéis são um drama a parte. O primeiro que achamos era um cubículo sem banheiro privado e um estacionamento a duas quadras, depois achamos outro que custava 50% mais caro, mas que tinha estacionamento junto e um quarto que dava pra dormir sem pesadelos muito fortes. (este mais caro custa R$ 34).
Amanhã partiremos para Uyuni que fica a 290Km daqui.

Dados de Hoje:
Distancia: 400Km
Tempo: 7 horas
Origem: Salta
Destino: Villazon
Altitude: 3.500m

Nenhum comentário:

Postar um comentário